Essays24.com - Term Papers and Free Essays
Search

History of Aesthetics

Essay by   •  November 11, 2016  •  Essay  •  950 Words (4 Pages)  •  986 Views

Essay Preview: History of Aesthetics

Report this essay
Page 1 of 4

A estética não é um adjectivo mas sim uma disciplina.

Nietzsche 1844-1900 séc. XIX :

“Estamos sós com tudo aquilo que amamos”, Novales

Procura a experiência da estética da vida. Cria a relação entre a arte e a vida.

O trágico é o tema central, pois no fenómeno trágico o filosofo percebe a natureza da vida e do pensamento, tornando uma categoria da estética. Ao definirmos a natureza da vida e do pensamento como trágico, temos em mente um universo de valores ambíguos e incertos, contraditórios, temos aqui a vida e a morte, a ascensão e a decadência de tudo quanto e finito.

A partir de Sócrates o pensamento ocidental esqueceu-se de viver e daquilo que Nietzsche considerava a “salvação” do homem.

“Devemos pôr constantemente os nossos pensamentos na dor e dar-lhes maternalmente tudo aquilo que temos de sangue, coração, fogo, prazer, paixão, consciência, destino, etc. Viver, é para nós, constantemente transformar em luz tudo aquilo que nos toca; não o podemos fazer de outra maneira”

O pensamento é algo físico e doloroso e deve ser assim.

O autor distingue dois arquétipos fundamentais da arte grega que manifestam dois principais ontológicos:

-Apolo, Deus da luz e das artes e que representa o mundo dos fenómenos, das formas belas e do sonho. Representa a ordem, as medidas, a proporção e racionalidade.

-Dionísio, Deus da embriaguez, da força, da instabilidade, do excesso, da intuição e da irracionalidade.

O ser humano é instável. Estamos constantemente a viver numa relação de contraposição.  Esta guerra mais do que ter um carácter destrutivo tem um lado criador. O trágico é a contradição, é um combate, um conflito, uma luta.

Nietzsche não entende porque é que os ocidentais renunciam ao Deus Dionísio quando o ser humano vive dele.

A tragédia não é um pessimismo, nem é a tentativa de libertação do terror mediante a catarse mas sim a vontade de aceitar até ao fim os aspectos do dever da vida. É importante termos consciência de que também somos maus e perceber a profundidade do mesmo.

A vontade de poder

O único mundo é este, que se apresenta ameaçador e aterrorizante, onde a certeza do homem tem como conteúdo a ameaça e a imprevisibilidade caótica e irracional das coisas. O poder de dizer Não, de sermos capazes de decidir por nós.

“A morte de Deus”

Na passagem do velho para o novo testamento a representação de Deus no homem

A morte deste significa a perda total de todos os nosso valores (o justo, o verdadeiro, o bom, etc), a destruição súbita de todas as nossas referências.

A queda de Deus mergulhou o mundo na obscuridade. A reacção do homem deverá ser à medida do acontecimento, devera ultrapassar-se a si próprio e redefinir-se, reinventar-se.

Um estado tem que ser louco para que seja possível existir o livre arbítrio.

Banir deus de uma cultura é meter a cultura num abismo. Deus é um valor absoluto e qualquer cultura que o consiga retirar é uma cultura que se consegue renovar.

A morte de Deus remove ao Eu a sua única garantia de identidade, o Eu ira volatilizar-se, dissolver-se e abrir-se a todos os outros “Eus”. Há uma forte critica à noção do Eu, há uma dissolução do eu. “A loucura é alienar-se e tornar-se outro”, Maria Zambrano.

Será expor-se colocar-se fora de si? Será um movimento de distanciação para se colocar diante de si, ver-se fora, de fora. Um pensamento do “de fora”.

Judith Butler foi uma pensadora norte americana que defende as minorias.

Kant, séc. XVIII

Irá reflectir sobre a ligação enigmática que se efectua entre a representação  e o espírito afectado. Interessava-lhe aquilo que o sujeito sente em si próprio através da representação. O sensível adquire um lugar próprio no discurso filosófico e terá um reconhecimento dentro da experiencia.

...

...

Download as:   txt (6.1 Kb)   pdf (39.7 Kb)   docx (10.2 Kb)  
Continue for 3 more pages »
Only available on Essays24.com
Citation Generator

(2016, 11). History of Aesthetics. Essays24.com. Retrieved 11, 2016, from https://www.essays24.com/essay/History-of-Aesthetics/71875.html

"History of Aesthetics" Essays24.com. 11 2016. 2016. 11 2016 <https://www.essays24.com/essay/History-of-Aesthetics/71875.html>.

"History of Aesthetics." Essays24.com. Essays24.com, 11 2016. Web. 11 2016. <https://www.essays24.com/essay/History-of-Aesthetics/71875.html>.

"History of Aesthetics." Essays24.com. 11, 2016. Accessed 11, 2016. https://www.essays24.com/essay/History-of-Aesthetics/71875.html.