Essays24.com - Term Papers and Free Essays
Search

Ebitda

Essay by   •  December 6, 2010  •  740 Words (3 Pages)  •  1,037 Views

Essay Preview: Ebitda

Report this essay
Page 1 of 3

Matriz de atividade individual*

Mуdulo: Mуdulo 2 Atividade: Fуrum -Tarefa Individual

Tнtulo: Fуrum Indicadores Bбsicos

Aluno: Rodolfo Tomasoni

Disciplina: Contabilidade Financeira Turma: B

IntroduÐ*гo

Este trabalho tem por objetivo posicionar-se sobre a dificuldade agregada Ðos empresas multinacionais pela diversificaÐ*гo nas regras contбbeis existentes nos paнses em que atuam.

Tambйm serгo apresentados comentбrios sobre o EBITDA, indicador criado para superar em partes estas dificuldades.

Justificativa

Em um mundo de economias extremamente interligadas, a necessidade de avaliar corretamente as empresas que participam deste grande sistema detйm-se nas variadas regras contбbeis de cada paнs. Torna-se bastante confuso deduzir as infindбveis cargas tributбrias, descontar um sem-nÑŠmero de valores diferentes de depreciaÐ*Ñ...es e ainda chegar a resultados que permitam comparar empresas diferentes de um mesmo setor.

Por esse motivo torna-se indispensбvel a criaÐ*гo de indicadores que nгo sгo influenciados pelas nuanÐ*as das convenÐ*Ñ...es contбbeis dos paнses. Uma das ferramentas criada й o EBITDA (sigla em inglкs para Lucro Antes do Juro, Taxas, DepreciaÐ*Ñ...es e AmortizaÐ*Ñ...es), tambйm conhecido no Brasil por LAJIDA.

Este indicador tem muitos adeptos e censores, como veremos no desenvolvimento a seguir.

Desenvolvimento

As empresas que atuam em vбrios paнses enfrentam uma grande dificuldade para apresentar seus balanÐ*os em uma linguagem ÑŠnica, uma vez que em cada paнs que atuam as regras contбbeis mudam e, alйm destas regras, as depreciaÐ*Ñ...es e as variadas taxas tambйm.

Transparкncia й uma caracterнstica desejбvel para as demonstraÐ*Ñ...es financeiras de qualquer empresa, sendo essential

para aumentar a credibilidade das instituiÐ*Ñ...es perante o mercado. No caso das multinacionais, o uso de prбticas contбbeis distintas tem trazido dificuldades para a compreensгo e comparaÐ*гo de informaÐ*Ñ...es financeiras, prejudicando a anбlise de muitos investidores e de acionistas minoritбrios. Por isso, muitas empresas estгo enfrentando a necessidade de um amplo trabalho de revisгo dos procedimentos de base da contabilidade.

Enfrentando esse problema, o EBITDA comeÐ*a ser bastante utilizado na dйcada de 80 como uma ferramenta para realizar uma anбlise mais precisa e uma comparaÐ*гo das "principais operaÐ*Ñ...es" das empresas. Na verdade, muitos consideravam o EBITDA uma demonstraÐ*гo modificada de "fluxo de caixa", sendo considerado um indicador que nгo й afetado por regras e variбveis especнficas de cada paнs.

No entanto, as crнticas ao modo com que vкm sendo utilizado o EBITDA sгo grandes. Pamela Stumpp, do MoodyÒ's Investor Service, escreveu um interessante trabalho apontando falhas crнticas na utilizaÐ*гo do EBITDA como principal determinante de fluxo de caixa, maneira como й muitas vezes aplicado. Entre os argumentos, Stumpp avalia que sua utilizaÐ*гo nгo reflete um denominador comum para as variadas convenÐ*Ñ...es da contabilidade entre os paнses, pois o EBITDA pode variar para a mesma companhia segundo a base com que й calculado, US GAAP (prбtica contбbil americana) ou GAAPs

...

...

Download as:   txt (5.5 Kb)   pdf (86 Kb)   docx (10.8 Kb)  
Continue for 2 more pages »
Only available on Essays24.com