Essays24.com - Term Papers and Free Essays
Search

Leya

Essay by   •  July 12, 2011  •  598 Words (3 Pages)  •  1,035 Views

Essay Preview: Leya

Report this essay
Page 1 of 3

O nascimento de uma marca editorial que comeÐ"§a a comunicar

LeYa: quando o “i” se espreguiÐ"§a para o portuguÐ"Єs universal e se transforma em Y

Este foi o mote do nascimento da marca LeYa, holding do mais recente grupo editorial portuguÐ"Єs. Nasceu de um fundo de private equity liderado pelo empresÐ"ÐŽrio Pais do Amaral que adquiriu oito editoras вЂ" Asa, Caminho, D. Quixote, Texto, Gailivro, Nova Gaia, Ndjira e Nzila вЂ" e, no inÐ"­cio de Maio de 2008, Oficina do Livro, Casa das Letras, Teorema, Estrela Polar e Sebenta, compradas a outro fundo (Explorer Investments).

Cada editora era вЂ" nos seus fundos editoriais, polÐ"­ticas e linhas editoriais, imagem, design grÐ"ÐŽfico, reputaÐ"§Ð"Јo, significado, promessas, nÐ"­vel de serviÐ"§o, numa palavra, na sua Marca вЂ" Ð"Ñ"nica. Cada casa editorial era, tambÐ"©m, concorrente directa das outras em diferentes segmentos. Este nascimento trouxe ainda associado um desÐ"­gnio ambicioso: ser o maior grupo editorial de LÐ"­ngua Portuguesa do mundo.

Estas editoras, como que por um passe de mÐ"ÐŽgica instantÐ"Ñžneo, passam a ter que ser parceiras, a pensar conjuntamente em fundos editoriais, a segmentar os seus clientes, a posicionar a sua marca, a cogitar numa lÐ"Ñ-gica de grupo, a definir e ponderar retornos de investimento, a comunicar eficazmente, enfim, a verem-se e a quererem que as vejam com todas as mais-valias que possuÐ"­am individualmente, acumuladas de um novo fÐ"Ò'lego resultante das economias de escala e de perspectivas empresariais novas e muito direccionadas para a competitividade, margens e eficÐ"ÐŽcia.

A Ð"Єnfase dada pelos shareholders Ð" componente empresarial pura e dura, obrigou os colaboradores das diferentes editoras a mudarem a sua perspectiva editorial focada no produto para um Ð'«novoÐ'» foco: o serviÐ"§o. NÐ"Јo se quer apenas que os autores sejam os melhores, os mais conceituados, os mais literados. NÐ"Јo se quer que o paradigma Ð'«o livro Ð"© bom se o texto for bomÐ'» continue como forma Ð"Ñ"nica de qualidade. Quer-se tambÐ"©m vender experiÐ"Єncias diversificadas, aplicar o gut feeling em cada tÐ"­tulo vendido proporcionando ao leitor uma identificaÐ"§Ð"Јo lata com a chancela que comprou. As capas com design arrepiante ou neutro, o atendimento ao cliente perfeito, a definiÐ"§Ð"Јo de experiÐ"Єncias de compra nas grandes superfÐ"­cies, a comunicaÐ"§Ð"Јo

...

...

Download as:   txt (4.1 Kb)   pdf (80.1 Kb)   docx (10.1 Kb)  
Continue for 2 more pages »
Only available on Essays24.com