Essays24.com - Term Papers and Free Essays
Search

Theory and Practice of Organizations - Analysis of Viana Do Castelo District (portuguese)

Essay by   •  May 30, 2016  •  Research Paper  •  2,597 Words (11 Pages)  •  1,041 Views

Essay Preview: Theory and Practice of Organizations - Analysis of Viana Do Castelo District (portuguese)

Report this essay
Page 1 of 11

Teoria e prática das organizações

[pic 3]

Análise do distrito de                          Viana do Castelo

[pic 4]

[pic 5][pic 6]


Índice

Enquadramento geográfico do Concelho de Viana do Castelo        

Atividades económicas, pólos industriais e clusters        

Empresas do distrito de Viana importantes        

Necessidades ao nível da Gestão        

Política dos Sistemas de Gestão – Grupo Portocel        

Necessidades ao nível do Marketing        

Necessidades ao nível do Marketing – Fundilusa        

Gestão de Conhecimento        

Informação cria conhecimento        

Conclusão        

Bibliografia        


Enquadramento geográfico do Concelho de Viana do Castelo

Situada na Região Norte e integrada na sub-região NUT III do Minho-Lima o  Distrito de Viana do Castelo é um distrito português que pertence à província tradicional do Minho. Está limitado a norte e leste por Espanha, a sul pelo Distrito de Braga e a oeste pelo Oceano Atlântico.

A sede do concelho, a cidade de Viana do Castelo, dista, por estrada, aproximadamente 55 km de Braga, 76 km do Porto, 390 km de Lisboa e 95 km de Vigo.

De acordo com o PNPOT (Programa Nacional da Politica de Ordenamento do Território), o Minho-Lima é um espaço intermédio entre a região do Noroeste e a Galiza, que se caracteriza por ser uma região de transição entre as zonas metropolitanas do Porto e de Vigo.

As vias rodoviárias de acesso principal no eixo Norte/Sul são a autoestrada A28, que faz a ligação entre a GAMP e Caminha, atravessando a região mais a litoral, e a A3, entre Porto-Braga-Valença, que atravessa a região pelos municípios de Ponte de Lima, Paredes de Coura e Valença e faz a ligação à Galiza, tendo continuidade do outro lado da fronteira e ligando a cidades como Vigo, Pontevedra e Ourense.

[pic 7]A nível ferroviário a região tem ligação entre o Porto e Valença. Esta linha faz ligação internacional com Espanha, sendo que, do lado espanhol, a ligação à Linha do Minho prolonga-se até à Corunha.

         [pic 8]

Atividades económicas, pólos industriais e clusters

Quando considerados individualmente cada um dos sectores, conclui-se que a atividade económica mais representativa no Minho Lima é a agricultura e produção animal (cerca de 18% do emprego total), seguindo-se a construção civil (14%) e o comércio por grosso e a retalho (12%).

As atividades industriais representam cerca de 19% do emprego total da região. Destaque para a indústria têxtil (30% do emprego industrial), seguindo-se a indústria alimentar e de bebidas (13%), a fabricação de equipamento elétrico e de ótica (12%), a fabricação de material de transporte (9%) e a indústria de madeira e cortiça (8%).Por seu turno, as atividades terciárias representam cerca de 60% do emprego total da sub-região.

A forte terciarização do Minho Lima é também comprovada pela repartição sectorial das empresas com sede na sub-região: cerca de 70% das empresas desenvolvem atividade no sector dos serviços. Cerca de metade destas empresas dedicam-se a atividades comerciais, de alojamento e restauração.

Os setores de atividade económica mais representativos em termos empresariais são o comércio por grosso e a retalho (28% do total de empresas sediadas na sub-região), a construção civil (19%) e as atividades imobiliárias, alugueres e serviços prestados às empresas (13%).

As atividades industriais representam cerca de 9% do total de empresas sediadas no Minho Lima, com destaque para os sectores indústria têxtil, indústria da madeira e cortiça e indústrias metalúrgicas de base e produtos metálicos (cada um representando cerca de 20% do total das empresas industriais com sede na sub-região) e indústrias alimentares, das bebidas e tabaco (11%).

Em termos qualitativos e na perspetiva empresarial, o Minho Lima caracteriza-se por:

• Território dotado de uma base empresarial ainda relativamente débil, muito assente em empresas de pequena dimensão associadas às atividades de comércio, alojamento e restauração.

• Viana do Castelo assume-se claramente como o principal pólo de atividade económica, destacando-se o município de Arcos de Valdevez, que nos últimos anos tem vindo a emergir como pólo de atração de atividades industriais.

• A base económica da sub-região assenta na indústria de equipamentos elétricos e eletrónicos nomeadamente pela sua ação simbiótica com a indústria automóvel e o setor de construção naval.

Assim, em termos de clusters há a destacar no Minho Lima a importância de:

• Cluster Madeira/Papel, a empresa PORTUCEL VIANA tem um grande impacto na região.

• Cluster Automóvel, a VALEO VIANA e a Safe-Life (empresa portuguesa vocacionada para a produção de sacos de airbag.

• Cluster Têxtil, com destaque para empresas de confeções como a TEXGLO – Fábrica de Confeções ou a MARTINEZ & BERNARDEZ – Confeções.

Para além deste conjunto de empresas, é importante referir a construção civil e a reparação naval. Assim como unidades de especialização na construção de embarcações de recreio como os Estaleiros em Viana do Castelo, a Vianadeconaval, (construção naval, civil e industrial) em Vila Nova de Cerveira, a galega Starfisher- Estaleiros do Atlântico ou a Brunswick Marine.

...

...

Download as:   txt (17.1 Kb)   pdf (336.9 Kb)   docx (125.2 Kb)  
Continue for 10 more pages »
Only available on Essays24.com
Citation Generator

(2016, 05). Theory and Practice of Organizations - Analysis of Viana Do Castelo District (portuguese). Essays24.com. Retrieved 05, 2016, from https://www.essays24.com/essay/Theory-and-Practice-of-Organizations-Analysis-of/69062.html

"Theory and Practice of Organizations - Analysis of Viana Do Castelo District (portuguese)" Essays24.com. 05 2016. 2016. 05 2016 <https://www.essays24.com/essay/Theory-and-Practice-of-Organizations-Analysis-of/69062.html>.

"Theory and Practice of Organizations - Analysis of Viana Do Castelo District (portuguese)." Essays24.com. Essays24.com, 05 2016. Web. 05 2016. <https://www.essays24.com/essay/Theory-and-Practice-of-Organizations-Analysis-of/69062.html>.

"Theory and Practice of Organizations - Analysis of Viana Do Castelo District (portuguese)." Essays24.com. 05, 2016. Accessed 05, 2016. https://www.essays24.com/essay/Theory-and-Practice-of-Organizations-Analysis-of/69062.html.